Quarto maior mercado de games do mundo, o país começa a despontar no desenvolvimento de títulos eletrônicos voltados para dispositivos móveis

O momento de expansão vivido pela economia brasileira tem oferecido boas oportunidades para alavancar novas indústrias no país. A recentemente publicação da medida provisória (MP 534/11) que desonera as fábricas de tablets no Brasil é um bom exemplo disso. Ao incentivar a instalação de marcas estrangeiras que produzem esse tipo de equipamento, o governo cria um ambiente proprício, não só para o setor em si, mas para que toda a cadeia de produtos e serviços cresça. E isso é algo que já pode ser sentido em áreas como o de desenvolvimento de games que têm como foco dispositivos móveis.

O amadurecimento desse mercado vem pegando carona, principalmente, no aumento das vendas de tablets e smartphones no país. De acordo com a empresa de pesquisa IDC, enquanto no ano passado foram vendidos 100 mil unidades desses dispositivos em terras brasileiras, a estimativa é que até o fim de 2011 pelo menos 300 mil aparelhos sejam comercializados. Já as vendas de smartphones, outra plataforma que estimula ainda mais as possibilidades de criação de jogos eletrônicos, cresceram 279% do último ano em solo nacional.

De acordo com um estudo divulgado recentemente pelo Conselho de Economia Criativa da Federação do Comércio e Serviços do Estado de São Paulo (Fecomércio), o mercado de games no Brasil tem o potencial para chegar a movimentar até R$ 3 bilhões nos próximos anos. “O momento agora é de empreendimentos. O Brasil tem muitos talentos e, aos poucos, a indústria começa a criar parcerias, superando, assim, desafios e acelerando ainda mais o crescimento do setor”, acentua Luis Sobrenome, diretor da Candango Games, desenvolvedora de jogos para smartphones e tablets.
Depois de analisar as condições e as oportunidades oferecidas pelo mercado nacional, a empresa investiu no desenvolvimento de Pet it out!, um game casual que acaba de ser lançado para iPad, iPhone, iPod e celulares com sistema Android. Com o objetivo de atingir tanto usuários iniciantes, quanto aqueles que estão em busca de desafios, o título é apenas o primeiro de uma série de projetos que já estão sendo estudados pela empresa. “Essa nova era dos tablets e smartphones tem mostrado em todo o mundo que é possível expandir o público de jogos para novas audiências. Aqui no Brasil não tem sido diferente”, afirma Luis.
“Quando a massa da população tiver um maior acesso a esses dispositivos, haverá um crescimento ainda mais intenso na criação de games e outros tipos de aplicativos”, acredita o diretor da empresa Diogo Pessoa. Para fomentar e dar suporte a formação de mão-de-obra especializada para trabalhar nesse setor, um número cada vez maior de faculdades e universidades têm oferecido cursos de formação específica para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Mercado em ebulição
O potencial do país para a criação de títulos eletrônicos pode ser explicado, em parte, com números. Com quase 35 milhões de usuários de jogos digitais, o Brasil já aponta como o quarto[1] maior mercado de games do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (145 milhões), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões). Desse total, 24 milhões de pessoas utilizam algum dispositivo móvel como plataforma de entretenimento. Além disso, erra quem pensa que o brasileiro não está disposto a gastar para ter bons desafios e diversão no mundo virtual. Quase 47% dos jogadores admitem comprar com frequência títulos de games, sendo que mais de dois terços do orçamento gastos com esses produtos são feitos diretamente via on-line.

“Diversos títulos criados por brasileiros tiveram bastante êxito em diferentes plataformas, sendo lançados, inclusive, em outros país. Nosso objetivo é trabalhar no desenvolvimento de projetos inovadores, mas essencialmente nacionais, para, assim, levar a bandeira brasileira para o mercado internacional”, afirma Diogo.

O jogo

Pet it out! é um jogo casual que coloca à prova diversas habilidades do usuário como precisão, capacidade de orientação e raciocínio rápido. Depois de serem capturados e enviados a um zoológico intergaláctico, seis diferentes animaizinhos – e um extraterrestre pra lá de simpático – devem encarar uma série de perigos até conseguir chegar ao portal que lhes permite voltar à casa.

Cabe, então, ao jogador a tarefa de conduzir cada pet por cenários desafiadores distribuídos num total de 150 fases. Para isso, ele tem que saber tirar proveito das características próprias de cada bichinho, que vão lhe permitir driblar barreiras e se livrar de perigos que surgem ao longo da partida. Com o inteligente sapo, por exemplo, é possível saltar alto e alcançar os mais difíceis patamares. Na pele do agitado macaco, o que conta é a precisão na hora de escalar paredes e penhascos. Já o ligeiro pinguim usa toda a sua destreza para deslizar em alta velocidade por geleiras e despenhadeiros.

O objetivo é, utilizando o menor número de movimentos, chegar ao fim de cada fase o mais rápido possível. Sem esquecer, é claro, de recolher a maior quantidade de estrelas e troféus que estão espalhados pelo caminho. No término de cada fase, o usuário pode postar o resultado alcançado em sites de relacionamento como Twitter e Facebook e compartilhar o desempenho alcançado com os amigos.

Tirando todo proveito das telas sensíveis ao toque, Pet it out! traz uma jogabilidade envolvente e uma história repleta de aventura. Com a proposta de oferecer uma diversão simples, porém desafiadora, o título é voltado para todo tipo de jogador, seja ele iniciante ou mais experiente no mundo dos games. Caso queira conhecer mais sobre o jogo, acesse o site www.candangogames.com.

Fundada em 2010, a Candango Games é uma empresa de Brasília especializada no desenvolvimento de jogos para plataformas móveis como smartphones e tablets. Liderada por três sócios, a desenvolvedora conta com uma equipe formada por profissionais especializados e, sobretudo, apaixonados por jogos.

[1] Dados divulgados pela empresa de pesquisa Newzoo (www.newzoo.com).

Candango Games
2011 Candango Games LTDA. ll names are trademarks or registered trademarks of Candango Games or their respective owners. All rights reserved.